Porto Alegre FC Futsal

.O CLUBE DA CAPITAL GAÚCHA.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Futsal na Região Metropolitana? Em 2011: Alvorada, Cachoeirinha, Guaíba, Triunfo ...

Depois de começarmos um ano com boas notícias relacionadas ao futsal, deparamos com a sombra do patrocínio para manter uma equipe na elite do futsal. Apesar de pouco mais de dois anos, o POA FC, conseguiu lançar jovens jogadores do anonimato, para as equipes tradicionais do futsal gaúcho . Ao receber o telefonema do Renato Camarão, nem de longe lembrava o Renato de dias atrás, de sorriso largo, otimista, batalhando  e buscando novamente o espaço para o retorno do futsal da capital. Com a voz embargada, comunicava a desistência do POA FC, devido a retirada de patrocínio da família Moreira. Até quando os abnegados, os heróis dirigentes de futsal tem que mendigar junto a uma empresa para conseguir um auxílio financeiro para conseguir manter uma entidade, onde o jovem é treinado para buscar a vitória, mas fica preparado para a derrota. É lamentável que tão pouco (10 a 15 mil), retire o sonho de mais de uma dezena de jovens atletas.  (Site do Papito)


“Caros amigos , enquanto estamos  falando em sediar a Copa do Mundo e ver a poderosa dupla GRENAL achando pouco os 20, 30 milhões do clube dos 13, o futsal da capital está aí,  buscando alternativas para não deixar morrer um excelente projeto que trouxe de volta o futsal de alto nível a capital gaúcha após muitos anos de ausência. Deparamos com uma realidade bem diferente dos clubes das pequenas comunidades que podem contar com atividades sociais (rifas, jantares, bingos, etc) e principalmente o auxílio vital das prefeituras, que muitas vezes na pessoa direta do prefeito e vereadores, tem um torcedor apaixonado pelo esporte e cores do clube. Infelizmente na capital dos gaúchos, sequer uma audiência com o secretário de esportes é possível, que dirá com o prefeito, que por aqui é muito mais uma figura política-ilustrativa que realmente um representante da comunidade. Ginásio para treinamento, transporte e até auxílio financeiro são vitais para muitos clubes do interior, enquanto na capital para conseguir o Ginásio Municipal ou qualquer outro espaço, deve-se pagar um aluguel estratosférico (apesar das péssimas condições de vestiário, segurança e quadra), torcedores no ginásio então, somente familiares (amigos, parentes, curiosos e muitos saudosistas dos tempos do Citadino no Rosário, onde Inter e Grêmio faziam a festa dos torcedores dentro da quadra). Cobrar ingresso ??? uma temeridade e ilusão, ser recebidos por empresários locais em busca de auxílio é quase uma tarefa tão difícil como ser recebido pelo poder público local . Com a triste realidade da capital estamos prestes mais uma vez a não participar com uma equipe da capital em NENHUMA CATEGORIA do estadual 2011 e isso seria muito triste para uma cidade de quase 2 milhões de habitantes. Esforços não estão sendo medidos para conseguir viabilizar uma modesta equipe formada por atletas locais, e na sua grande maioria sub 20, com uma ajuda de custo de somente as passagens para realizar 3 a 4 treinamentos por semana, comissão técnica basicamente de estagiários de educação física, e que mesmo assim é capaz de chegar entre os cinco melhores clubes do estado na Série Ouro e ter o segundo melhor ataque do torneio.
Enfim, uma triste realidade que deveria tocar fundo nas questões sociais e principalmente naqueles que gostam do futsal e acham que assistir um jogo desse apaixonante esporte, é muito mais do que uma atividade esportiva, e sim, um espetáculo dentro da quadra”.
Abraços a todos
Prof. Renato Lopes - Camarão

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Início dos trabalhos para a temporada 2011.

Reapresentação do elenco ocorreu no final da tarde dessa segunda-feira. Da temporada de 2010, reapresentaram-se onze, dois foram autorizados a reapresentarem-se somente nessa terça-feira. Ainda, contamos com a integração de dois atletas que já treinavam conosco no segundo semestre de 2010 (porém, sem condições federativas). Transferências estaduais, até o momento, contamos com o retorno do goleiro Bruno (AES), e Yuri (ALAF). Três candidatos que foram encaminhados ao clube estão sendo avaliados, e temos a definir a situação de outros dois reforços. A avaliação/captação que vêm sendo realizada poderá definir mais algum integrante para o elenco de 2011.



Pela terceira temporada consecutiva, Renato “Camarão” comandará o futsal do “Clube da Capital Gaúcha”. A equipe segue treinada por Fábio Sanhudo, com preparação física dirigida por Alinson Joe, preparação de goleiros por Eduardo Melgarejo. A novidade na comissão técnica segue por conta da integração de Caetano e Rodrigo como auxiliares técnicos. Paulo Bernardes segue nas funções administrativas, como Supervisor.


Em breve serão apresentados todos os integrantes do elenco.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

ATENÇÃO: MUDANÇA NO LOCAL DA AVALIAÇÃO PARA ELENCO

O local e datas para a avaliação e captação de atletas para o futsal do clube sofreu alterações.


O Porto Alegre FC, representante da Capital, na Liga de Futsal do Rio Grande do Sul, estará promovendo nos dias 14, 15 e 18, no ginásio Tesourinha, na Av. Érico Veríssimo, sem número, testes de avaliação com atletas nascidos até o ano de 1994. Os interessados em fazer parte do elenco do Porto Alegre deverão se apresentar a partir das 19 horas, munidos de fardamento (tênis, meias, calção).

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

POA FC tem data para início da temporada.

Após uma reunião do departamento técnico comandada pelo gerente de Futsal, professor Renato Lopes, a equipe de futsal do POA FC definiu seu calendário de datas para a temporada 2011, sob o comando do professor Fábio Sanhudo e apostando nos jovens atletas da capital.


A grande novidade da temporada é a participação da equipe também na categoria sub 20, a partir do segundo semestre ( exigência de uma equipe de base por parte da FGFS para a temporada 2011). "A base da equipe deverá manter-se a mesma que desde 2009 vem representando a capital no estadual, claro que teremos novidades no grupo, pois a cada ano que passa, novos talentos da capital e região metropolitana vem sendo descobertos e desenvolvidos no processo de captação do clube”, afirma Renato Camarão.

O grupo principal de atletas fará a sua reapresentação no dia 14/02 às 18:30h no Ginásio do Tristezense PC, sob o comando do professor Alinson Joe realizará o período de pré temporada. Os novos atletas interessados em participar de um processo de seleção, que poderá habilitar a fazer parte do grupo de trabalho que disputará em 2011 o Campeonato Metropolitano , Copa dos Campeões , Estadual sub 20 e Estadual da Série Ouro, deverão comparecer no período de captação e avaliação, que será realizado nos dias 14, 16 e 18/02, a partir das 19h no ginásio de esportes do Tristezense PC (Rua Armando Barbedo, 300). Os atletas deverão comparecer fardados e com o ano de 1994 como base de nascimento .

Maiores informações pelo email: rcamarao11@hotmail.com  ou pelo fone 51 99076385.